TRAVESSIA ENSERADA DO POUSO X MAMANGUÁ

O saco do Mamanguá é uma das mais belas baías do Brasil, localizado no município de Paraty no sul do estado do Rio de Janeiro, esse braço de mar que avança por terra tem toda sua área protegida dentro da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, sendo vizinha de outras duas UCs (Unidade de conservação). A APA do Cairuçu, e o Parque Estadual da Serra da Bocaina.
É um paraíso para a vida silvestre. Um lugar onde a comunidade Caiçara zela pelo local como verdadeiros guarda parques, e onde vivem em harmonia com fauna e flora.
A exuberância do ambiente contrasta com a simplicidade das casinhas caiçaras entocadas nas florestas próximas a praia.

Dia a Dia

• Chegada a Paraty- RJ

Ponto de encontro: Paraty – local a definir
  • Paraty Mirim ~ Praia do Cruzeiro

Despertamos por volta das 6:00 horas da manhã para tomarmos o café. A Saída é de Paraty Mirim, em direção a praia do Cruzeiro, cruzando uma linda floresta de mata nativa. A caminhada se inicia em uma trilha inicialmente forte, mas que logo se amansa. Após uma caminhada de mais ou menos uma hora e meia, seguimos de caiaque pro outro lado do saco. Aí começa a aventura. Nossas coisas atravessam de lancha, e nós iremos remando até a outra margem, em direção ao Pico do Pão de Açucar. Depois de atravessar, montaremos nossas barracas no camping, almoçamos e seguimos depois do almoço, em direção ao cume do Pão de Açúcar. São apenas 1,6 km até o cume, mas a subida é bem acentuada. O visual do cume compensa qualquer esforço. Depois de atingirmos o cume e de descansar um pouco, descemos de volta a praia, pra encerrar o primeiro dia.
  • Praia do Cruzeiro ~ Praia Grande

Despertamos as 06:00 horas para tomar o café da manhã e desmontarmos as barracas na sequência. Saímos da praia do Cruzeiro em direção a Praia Grande do Pouso. Passamos pela Ponta de Romana e a praia do Engenho. Esse dia a trilha passará por locais de beleza arrebatadora. Ficaremos quase o dia todo imersos na trilha, com pouco contato com o mar, mas com mirantes lindíssimos por todo o caminho. Depois da praia do Engenho, começa a subida mais dura de todo o trekking; a virada do Engenho pra Grande. Levaremos em torno de 3 horas e meia a 4 horas para fazermos a virada da montanha mais alta da trilha. Nesse trecho todos deverão estar munidos de água e algum lanchinho rápido. A chegada na praia do Cruzeiro deve ser em torno das 14:00 horas, e aí todos estão liberados para curtir a belíssima Praia Grande do Pouso, e os que ainda quiserem andar um pouco, poderão visitar a cachoeira próxima da praia a uns 15 minutos de caminhada.
  • Praia Grande ~ Pouso da Cajaiba

Acordamos por volta das 06:00 horas da manhã, e seguimos viagem após o café da manhã, em direção a praia de Pouso da Cajaíba, passando antes pelas praias de: Itaoca, Calhaus e Itanema. Todas essas praias são pequenas e com poucos habitantes. Nesse dia iremos parando um pouco em cada uma das praias para que todos possam curtir algumas horas em cada uma delas. Quem achar mais interessante, poderá seguir em um bate e volta com um dos guias para a Pedra das Araras (um dos mais lindos mirantes da Juatinga). Com o horário combinado, todos se encontrarão na praia do Pouso, onde pegaremos uma escuna de volta a Paraty. Chegando em Paraty, um banho quente espera por todos antes de voltar pra casa.

Basico

• - Cobertura fotográfica
  • - Taxas de camping
COMPRE AGORA!

KIT COZINHA: FOGAREIRO, PANELAS, TALHERES... (NÃO NECESSÁRIO NO PACOTE COMPLETO)

ALIMENTAÇÃO PARA 4 DIAS (NÃO NECESSÁRIO NO PACOTE COMPLETO)

BARRACA DE MONTANHA (NÃO NECESSÁRIA NO PACOTE COMPLETO)

MOCHILA CARGUEIRA COM CAPA DE CHUVA

BERMUDA OU SHORTS PARA CAMINHADA

CAMISETAS DRY

CAPA DE CHUVA

MEIAS E ROUPAS DE BAIXO (3 KITS)

TOALHA PEQUENA

REPELENTE

ÓCULOS DE SOL

BONÉ OU CHAPÉU

LANCHE DE TRILHA PARA 4 DIAS

Obrigado por escolher Andar Outdoor!

Será um prazer dividir esta experiencia com você, fique à vontade para enviar suas observações no formulário abaixo, Ex: alergia a algum alimento, uso de medicamentos, vivências em ambientes outdoor, etc. Em breve receberá um e-mail com mais detalhes da sua expedição.