SERRA FINA CLÁSSICA – 04 DIAS

A Serra Fina é considerada por muitos a travessia de montanha selvagem mais difícil do Brasil, pois só existe 1 ponto de água por dia, e geralmente faz muito frio a noite com temperaturas que podem chegar facilmente a baixo de zero. Situada na tríplice divisa entre os estados de MG, SP e RJ, é uma das cadeias de montanha mais altas do país, sustentando mais de 12 cumes acima de 2.200m. Suas trilhas são técnicas e seus pontos de acampamento são estrategicamente posicionados nos cumes ou ao seu redor, tendo sempre visual incrível e diferente a cada dia. No vale do Ruah está a nascente do Rio Verde, a mais alta do país. Algumas de suas montanhas e cristas ainda nunca foram acessadas deixando claro, o quão inóspito ainda é esse local. O ponto mais cobiçado da travessia é a Pedra da Mina; com seus 2.798 m de altitude. A gigante se ergue no meio da travessia sendo o ápice da conquista, nos dando um visual 360° do cume, pro Vale do Paraíba e para os “Mares de morro” de Minas.

Créditos – Drone da Montanha

Dia a Dia

  • Chegada a Passa Quatro- MG

    Ponto de encontro: Pousada Tia Ana. Estrada de Pinheirinhos, 1515 – Pinheirinhos, Passa Quatro – MG
  • Toca do lobo x Maracanã

    Acordamos 05:00 da manhã para tomarmos café na Pousada, e em seguida tomar um transfer para a montanha próximo das 6:00. Iniciamos a caminhada em torno de 8:00 em direção ao Capim Amarelo. A subida é ingrime, mas pode ser vencida em etapas pra recuperar o fôlego e apreciar a paisagem. Abastecemos o grupo com capacidade total de água entre todos o integrantes (cerca de 5 litros por pessoa em média), no rio na boca da trilha. A expedição segue subindo e faz uma parada para o lanche no cartão postal da travessia; no final da crista do Passo do Anjo, em seguida iniciamos o ataque ao Capim Amarelo, esse ataque dura em torno de 2 horas até o cume, de onde temos um visual belíssimo das montanhas do complexo Marins x Itaguaré, e estabelecemos acampamento no Maracanã , que fica cerca de duas horas depois do cume. O trekking desse dia dura em torno de 7 horas.
  • Maracanã x Vale do Ruah

    O grupo desperta próximo as seis da manhã, tomamos café e seguimos em direção a crista da montanha conhecida como Melano, esta será a ascensão mais exigente do dia. Seguimos pela crista com visual de todas as montanhas mais altas da Mantiqueira. Faremos uma pausa para o almoço no Vale do Rio Claro, próximo a água para que os corajosos possam tomar um banho de rio. Depois iniciamos o ataque ao cume da Pedra da Mina com duração média de uma hora, no alto da montanha poderemos desfrutar da paisagem com o visual 360º do cume do 4º ponto mais alto do país, tirar fotos para depois caminhar por mais uma hora até o acampamento do Vale do Ruah. Neste dia ao total serão mais de 8 horas de caminhada.
  • Vale do Ruah x Tres Estados

    Despertamos as seis da manhã para tomar um café e desmontar o acampamento, saímos em torno das 9 horas em direção ao Pico dos Três Estados. O terceiro dia é o mais contemplativo de toda a travessia, onde podemos fazer diversas paradas para fotos e desfrute na montanha. Teremos algumas subidas pelo caminho mas a mais expressiva do dia será o ataque ao Pico Três Estados que dura aproximadamente 2 horas, depois de vencer a crista do Cupim do Boi (Um dos mirantes mais bonitos da travessia). Depois de chegar ao cume estabelecemos acampamento, e teremos o presente da travessia, um por do sol lindíssimo, Estaremos na tríplice divisa entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Nesse dia, ao total serão 6 horas de caminhada.
  • Descida do Pico dos Tres Estados

    No último dia despertamos as 5:00 da manhã para apreciar o nascer do sol, em seguida tomamos o café e desmontamos acampamento para o trekking de regresso. Saída programada para as 9:00 horas, neste dia o grupo encara o desafio decisivo da Serra Fina, a subida do Alto dos Ivos, que é a última ascensão árdua da travessia. Vencido o Alto dos Ivos, iniciamos a descida que é bastante técnica, exigindo atenção redobrada dos montanhistas. Terminamos a travessia próximo as 15 horas onde tomamos um transfer para a pousada, onde todos podem tomar um banho para seguir viagem para casa ou desfrutar da bela Passa Quatro.

Basico

Auto suficiente
R$ 890,00
  • - Hospedagem com café da manhã
  • - Transporte
  • - Guia especializado
  • - Banho pós trilha
COMPRE AGORA!

Completo

- Estrutura completa
R$ 1.390,00
  • - Hospedagem com café da manhã
  • - Transporte
  • - Guia especializado
  • - Porteadores de equipamentos coletivos
  • - Estrutura de Barracas
  • - Alimentação completa na montanha
  • - Banho pós trilha
COMPRE AGORA!

Mochila cargueira com capa de chuva

Barraca de montanha (não necessária no pacote completo)

Saco de dormir mínimo 0ºC

Isolante térmico

Head Lamp com pilhas reserva

Cantil prático ou bolsa de hidratação

Anorak ou capa de chuva

Canivete

Bastões de caminhada

Botas ou tennis de trekking

Calça de caminhada

Camisetas Dry

Meias e roupas de baixo (3 kits)

01 Gorro, boné ou chapéu

Luvas de lã ou fleece

Óculos de sol

Kit cozinha: fogareiro, panelas, talheres... (não necessário no pacote completo)

Alimentação para 4 dias (não necessário no pacote completo)

Você pode adquirir suas passagens rodoviárias nos portais:

https://www.clickbus.com.br

https://www.passagemcometa.com.br”

Obrigado por escolher Andar Outdoor!

Será um prazer dividir esta experiencia com você, fique à vontade para enviar suas observações no formulário abaixo, Ex: alergia a algum alimento, uso de medicamentos, vivências em ambientes outdoor, etc. Em breve receberá um e-mail com mais detalhes da sua expedição.


 

  • QUARTA MONTANHA MAIS ALTA DO BRASIL
  • ALTITUDE MAXIMA 2798M
  • MAIS DE 20 PONTOS ACIMA DE 2000 METROS
  • UMA DAS MAIS DESAFIADORAS DE AMERICA DO SUL
  • APROX. 16KM POR DIA
  • MONTANHA DE TREINO PARA O ACONCAGUA