Circuito W – Torres del Paine / Chile

A Patagônia chilena, é sem dúvida um dos destinos mais procurados por aventureiros do mundo inteiro. A combinação de frio, vento, e vida selvagem exuberante chama a atenção, e sempre convida os mais ousados a desvendar seus mistérios. Puerto Natales, é uma das cidades mais ao Sul do Mundo, e cerca de 100 km de lá, está Torres Del Paine. A maravilhosa formação composta por 3 torres de pedra emoldurada por um lago azul turquesa é o cenário mais impressionante de todo circuito W de Torres del Paine, isso sem contar os mirantes Francês e Inglês e outras tantas montanhas lindas como a de Paine grande. Toda essa cadeia de montanha se formou durante as últimas eras glaciais, e são totalmente separadas do Andes, tendo assim um aspecto singular, e uma identidade única em suas formações. Seu entorno é formado por lagos e geleiras enormes dentre elas a mais famosa de todas a Grey. É um trekking intenso com várias horas de duração por dia, mas que sem sombra de dúvida vale cada passo.

 

Dia a Dia

  • Saída do Brasil em direção a Santiago

    Saída Brasil em direção a Punta Arenas, com conexão em Santiago. Chegando em Punta Arenas, cada integrante tomará um transfer em direção ao Hostel.
  • Visita a Zona Franca em Punta Arenas/Puerto Natales

    Acordamos no Hostel  as 7:00 para tomar o café da manhã. Em seguida saímos com todas as nossas tralhas em direção ao centro. Os que precisarem adquirir algum equipamento complementar; poderemos fazer uma visita a Zona Franca, onde podemos encontrar uma boa variedade de produtos com excelentes preços. Os que não precisarem, ou não quiserem fazer esse tour de compras, poderá passear pelo centro mesmo, e conhecer um pouco melhor Punta Arenas. Depois do Almoço todos tomaremos um Bus, em direção a Puerto Natales. Essa condução demora em torno de 3 horas.
    Chegando em Puerto Natales, iremos para o Hostel, onde podemos tomar um banho, descansar e a noite saímos todos para jantar.
  • Puerto Natales / Acampamento Paine Grande / Mirador Grey

    Acordamos ás 06:00 hrs, e logo após o café iremos para a rodoviária, onde tomaremos um bus em direção ao parque de Torres. Essa condução dura em torno de 1 hora e meia. Chegada a Guarderia Laguna Amarga, seguimos no mesmo bus para o Terminal Pudeto, onde tomamos um Catamarã (barco), durante 40 minutos até o Acampamento Paine Grande.
    Chegando em Paine Grande, iremos deixar nossas coisas no acampamento.  Todos terão uma hora para reconhecer o local, e tirar fotos do lindo Lago Pehoe, e da cadeia de montanha majestosa que compõe o complexo de Paine Grande, a maior de todas as montanhas do parque de Torres com 3.050 m de altitude. Nos encontramos em um local determinado pelo nosso Guia, e seguimos em direção ao Mirador do Glaciar Grey; Essa caminhada dura em torno de 6 a 7 horas ida e volta. O mirador fica a 6 km de distância da geleira, e podemos ver a dimensão e a imensidão do segundo maior Glaciar do mundo.
    Também nesse dia cruzaremos indo e voltando a Quebrada de Los Vientos, Vale onde o ventos esculpiu a montanha, e revelou suas formações geológicas curiosas e muito bonitas; além do Lago de Los Patos, onde com sorte podemos avistar os bichinhos.
    Voltamos para o Acampamento, onde todos iremos jantar uma comida preparada pelo nosso guia.
  • Paine Grande / Mirador Francês + Britânico / Acampamento Los Cuernos

    Acordamos todos as 07:00 horas, e iremos tomar nosso café da manhã. Depois de alimentados pegaremos nossas mochilas, e seguimos em caminhada.
    Nesse dia podemos contemplar as belezas do Lago Pehoe, por onde margeia os primeiros quilômetros  da trilha, e em seguida seguida seu vizinho com águas mais escuras o Lago Scottsbergs. Nas 3 primeiras horas de caminhada iremos caminhar entre esses 2 lagos e o gigantesco maciço de Paine Grande, dando a volta nessa que é uma das mais importantes, maiores e mais bonitas formações do parque.
    Após aproximadamente 2,5 horas chegamos no acampamento Italiano. Essa acampamento é administrado pelo CONAF, e fica aos pés da trilha que nos leva aos miradores Francês e Britânico, no Vale Francês.
    Esse vale é uma das mais belas atrações do circuito, pois reúne belezas singulares da Patagônia, e é um dos locais com maior possibilidade de se avistar vida selvagem.
    A caminha dentro do vale é feito por uma subida constante de 2 a 3 horas até o Mirador Francês, e de lá os mais corajosos podem ascender por mais uma ou 2 horas até o Mirador Britânico, tendo como moldura to o Maciço de Paine, além das grandes paredes verticais do complexo de cumes do Almirante Nieto com seu cume maior com 2.668 m de Altitude.
    Regressamos pelo mesmo caminho após a contemplação, até onde deixamos nossas mochilas.
    Seguimos por mais 3 horas de caminhada em direção ao acampamento de Cuernos.  Esse acampamento fica aos pés de Cuernos del Paine e do Almirante Nieto.
    São elas das mais bonitas formações rochosas do parque. São montanhas que parecem ser divididas ao meio perfeitamente. Sendo rocha mais clara (num tom de cinza e bege), e outra rocha negra. É um cenário lindíssimo e curioso. Chegando em Cuernos iremos fazer nosso check in, e em seguida nos encontramos no restaurante do abrigo para conversarmos.
    A noite será servido o jantar, e todos podem descansar em suas barracas, ou mesmo apreciar uma cerveja local, ou um dos famosos vinhos chilenos.
  • Acampamento Cuernos / Acampamento Central

    Esse é um dos dias mais longos de caminhada, em uma trilha que margeia o gigantesco Lago Nordenskjold, e do outro lado teremos as montanhas de Cuernos del Paine.
    É uma caminhada aproximadamente 5 a 6 horas, com poucas elevações e pouquíssimo nível técnico, onde se faz o dia mais contemplativo de todos.
    A trilha tem diversos mirante pro gigantesco lago Nordenskjold, onde os ventos são tão fortes que chegam a levantar a água do lago. É um fenômeno lindo de se observar, ainda mais quando formam lindos arco-iris.
    Após o longo trekking de aproximadamente 25 km, chegamos ao acampamento Central, onde faremos nossa base por 2 pernoites.
    Após chegarmos, todos  estão livres pra fazer uma caminhada pelos arredores do Grande Hotel Torres.
    O Jantar será servido entre as 19:00 e 21:00 horas, dependendo da disponibilidade dos grupos que irão utilizar o refeitório do abrigo.
  • Acampamento Central / Base Torres

    Nesse dia acordamos de madrugada pra atacar as Torres e ver o sol nascer em sua base.
    Temos que acordar as 02:00 horas da manhã, nos agasalhar e sair em caminhada.
    O café da manhã será feito no caminho, de uma forma mais simples, e improvisada, pois pra ver esse espetáculo onde as torres ficam em um tom laranja/rosado; é necessário esse sacrifício do café tranquilo.
    A caminhada segue subindo o Vale Ascencio, o mais lindo dos vales do roteiro W. É uma caminhada subindo o tempo todo, até o acampamento Chileno, onde paramos pra descansar um pouco depois de 1,5 horas de caminhada. Seguimos subindo por mais 2 ou 3 horas até a base das Torres.
    Durante toda a subida podemos admirar as belezas do caminho, seja da floresta, ou das montanhas nevadas ao redor.
    A chegada é em meio a um empilhado de gigantescas rochas que emoldura o Lago Paine aos pés das Torres. Depois de uma hora de contemplação, seguimos descendo pelo mesmo caminho, onde a paisagem ainda surpreende, e assim podemos descer tranquilos, e quem sabe fazer uma parada em Chilenos pra descanso e contemplação dependendo do nosso tempo disponível.
    De volta ao acampamento, todos estão livres novamente pra degustar cervejas e vinhos locais.
  • Acampamento Central / Torres ou Lago Sarmiento

    O 7° dia, foi acrescentado a expedição W, pois já aconteceu de todos nós sermos surpreendidos por um mal tempo repentino no dia do ataque as Torres, é raro acontecer, mas quando acontece, pode ser decisivo quanto ao sucesso da expedição.
    Quando se passou e não tínhamos tempo hábil, não conseguimos ver as Torres, e o tempo limpou 6 horas depois, então pra não corrermos esse risco foi adicionado um dia a mais.
    Caso o tempo vire, o 6° dia fica por conta de esperar a melhora do tempo, e assim que abrir atacamos as torres. Caso a expedição corra tudo bem, e consigamos ver as Torres no 6° dia mesmo, todos nós tomamos o ônibus de volta a Guarderia Laguna Amarga, onde podemos deixar nossas coisas, e seguir pra um trekking bônus; e iremos todos ao mirador do Lago Sermiento.
    Esse local sagrado para os locais, é um paraíso de pumas, visto que o acesso humano é restrito a observar o lago a mais de 1km de distância, o que não diminui sua beleza.
    Esse lago é protegido pelo CONAF, pois é o único no mundo a conter uma partícula conhecida como Trombolitos (a partícula da vida), que para os cientistas, foi essa partícula, o primeiro esboço de vida na Terra.
    É sem dúvida um bônus e tanto. Esse trekking dura em torno de 4 horas ida e volta, passando por imensos campos onde podemos observar guanacos, condores e com muita sorte podemos avistar também um puma.
    Voltamos a guarderia, onde tomaremos um ônibus de volta a Puerto Natales.
    De volta a Natales, todos terão direito a um pernoite antes de voltarmos a Punta Arenas, onde cada um poderá tomar seu avião de volta ao Brasil.
  • Regresso ao Brasil

    No último dia em solo dos hermanos chilenos, iremos tomar um ônibus de volta a Punta Arenas, onde na sequência todos estão liberados para pegarem um taxi para aeroporto para regressar ao Brasil, ou desfrutar mais alguns dias de Punta Arenas e região do Extremo Sul.

Completo

- Estrutura completa
R$ 5.590,00
  • - Receptivo em Punta Arenas
  • - Três Hospedagens com café da manhã
  • - City Tour em Punta Arenas
  • - Transfer (ônibus e catamarã)
  • - Tarifas de Camping Premium 4 pernoites
  • - Ingressos ao Parque Torres Del Paine
  • - Guia Especializado
  • - Estrutura de Barracas The North Face
  • - Saco de dormir / Isolante térmico
  • - Alimentação Fullboard durante o trekking ( café da manhã, lanche trilha, jantar)
  • - Seguro Aventura
COMPRE AGORA!

Mochila cargueira com capa de chuva

Isolante térmico

Head Lamp com pilhas reserva

Cantil prático ou bolsa de hidratação

Anorak ou capa de chuva

Canivete

Bastões de caminhada

Botas ou tennis de trekking

Calça de caminhada

Camisetas Dry

Meias e roupas de baixo (3 kits)

01 Gorro, boné ou chapéu

Luvas de lã ou fleece

Óculos de sol

Obrigado por escolher Andar Outdoor!

Será um prazer dividir esta experiencia com você, fique à vontade para enviar suas observações no formulário abaixo, Ex: alergia a algum alimento, uso de medicamentos, vivências em ambientes outdoor, etc. Em breve receberá um e-mail com mais detalhes da sua expedição.


  • NATUREZA PATAGÔNICA EXUBERANTE
  • VENTOS POLARES DE MAIS DE 100KM
  • VISTA INCRÍVEL DO GLACIAR GREY
  • UM DOS DESTINOS MAIS BELOS DO PLANETA
  • APROX. 17KM POR DIA
  • VISITA ZONA FRANCA PUNTA ARENAS